Nikolas Weber
🤗 Hugging Face Lança Assistentes AI Personalizáveis
😱 Documento Vazado Revela Novidades e Rebranding no Bard
👶 Modelo de IA Aprende Linguagem Humana a Partir de Bebê
A Hugging Face acaba de lançar uma ferramenta gratuita que permite a criação fácil de assistentes AI personalizáveis, alimentados por modelos de código aberto, posicionando-a como uma alternativa às ofertas da GPT Store da OpenAI.
Detalhes:
Os usuários podem criar assistentes em "2 cliques", com a opção de escolher entre vários modelos de código aberto, como Claude, LLaMA 2 e Mixtral.
Os assistentes são gratuitos para criar, compartilháveis e navegáveis por meio de um repositório central, semelhante à GPT Store da OpenAI.
Ao contrário dos GPTs, os assistentes não suportam RAG, pesquisa na web, ações e geração de imagens, embora esses recursos estejam previstos para integração futura.
Embora ainda faltem alguns recursos-chave, os assistentes da HF representam um grande avanço para a IA de código aberto — e a capacidade de utilizar diferentes LLMs permitirá aplicações ainda mais criativas. A ferramenta é também mais um exemplo de como a tecnologia de código aberto está rapidamente alcançando os líderes da indústria.
Um changelog vazado nas redes sociais indica que o Google está preparando uma grande reformulação de seu chatbot Bard, renomeando-o para Gemini, juntamente com o lançamento do aguardado modelo Gemini Ultra.
Detalhes:
O changelog vazado mostra o Bard sendo renomeado para Gemini em 7 de fevereiro, numa tentativa de alinhar melhor a marca com seus modelos gerativos subjacentes.
Uma versão paga "Gemini Advanced", baseada no modelo Ultra mais potente, também está programada para lançamento em 7 de fevereiro.
Gemini introduzirá seu primeiro aplicativo Android em dispositivos Pixel e Galaxy selecionados, expandindo globalmente com o tempo.
Dado os rumores anteriores sobre a substituição do Bard pelo Gemini, a notícia do rebranding não é surpreendente. Mais empolgante é o lançamento do Ultra — e se suas capacidades estiverem à altura das expectativas, o modelo poderá reacender a corrida de aceleração dos LLMs e pressionar a OpenAI para um lançamento mais rápido do GPT-5.
Um modelo de IA aprendeu a reconhecer palavras como "berço" e "bola" ao ser treinado com vídeos e áudios capturados da perspectiva de um bebê, oferecendo novas perspectivas sobre o desenvolvimento da linguagem humana em um estudo de pesquisadores da Universidade de Nova York.
Detalhes:
Pesquisadores coletaram 61 horas de filmagens de uma câmera acoplada ao capacete de um bebê australiano para capturar a perspectiva da criança.
A rede neural de IA foi exposta a 250.000 pares de palavras e imagens das atividades do bebê para aprender associações.
Nas avaliações, a IA conseguiu combinar palavras com imagens 62% das vezes, um desempenho comparável a outros modelos treinados com quantidades muito maiores de dados.
A abordagem desafia teorias que afirmam ser necessário um conhecimento inato para aprender a linguagem, mostrando que habilidades gerais de aprendizado podem ser igualmente valiosas.
Esta pesquisa fascinante pode desafiar teorias tradicionais sobre como adquirimos e aprendemos a linguagem — além de ajudar a adaptar modelos de IA para compreender o mundo físico de maneira mais intuitiva, em vez de depender de grandes conjuntos de dados.
RADAR EXPRESS
O CEO da Apple, Tim Cook, sugeriu um anúncio significativo de IA vindo da empresa no final deste ano, durante uma ligação de analista após relatórios de lucros.
O Google lançou o MobileDiffusion, uma nova abordagem que permite a geração quase instantânea de texto para imagem em dispositivos móveis.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse durante um bate-papo na Robin Hood Investors Conference de 2023 que uma “empresa de uma pessoa e um bilhão de dólares” acontecerá graças à IA em um futuro próximo.
A Meta planeja implantar seu chip de IA personalizado de 2ª geração, codinome “Artemis”, em data centers este ano para reduzir a dependência de caras GPUs Nvidia.
Um usuário do ChatGPT encontrou o amor com a ajuda da IA, treinando um modelo para usar o Tinder com base em suas preferências – trocando mensagens com mais de 5.200 mulheres e propondo casamento depois de um ano.
Customizable AI assistants, AI characters, distinct personalities and appearances, interacting with users in a digital environment that is friendly and welcoming
--v 6.0 --ar 16:9 --style raw
Midjourney